Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Defesa Civil de Belém distribui donativos às crianças da Cidade Velha

• Atualizado há 3 anos ago

A campanha para arrecadação e entrega de donativos “Doe o que puder. Pegue o que precisar”, promovida pela comissão de Defesa Civil de Belém, esteve no bairro da Cidade Velha, durante a manhã desta sexta-feira, 15. Desta vez, o público alvo da ação foi o infantil, em alusão ao Dia das Crianças celebrado na terça-feira, 12.

“Nossa gente é muito solidária, apesar do período de crise, recebemos doações de brinquedos, roupas e sapatos infantis. Por isso, decidimos encerrar a semana da criança trazendo um pouco de carinho e esperança para as que precisam”, declarou a presidente da Comissão de Defesa Civil de Belém, Christiane Ferreira.

Aproximadamente cem pessoas foram beneficiadas com os donativos, porém a fragilidade do cenário não escapou dos olhos da assistente social da Defesa Civil de Belém, Luciane Souza. “A maior parte das pessoas que se aproximavam para escolher os donativos era muito carente. Estar em contato com esta realidade nos deixa sempre com a vontade de fazer mais, porém sabemos que não é um problema fácil de resolver”.

Solidariedade – Iniciada no dia 1º de outubro, no bairro da Pedreira, a campanha “Doe o que puder. Pegue o que precisar”, além de promover a arrecadação e a entrega de donativos, traz uma novidade: pela primeira vez o local para o recebimento e distribuição de doações é volante. O objetivo é visitar todos os bairros de Belém e, assim, facilitar o fluxo da solidariedade, tanto para quem quer doar como para quem precisa receber.

“A Defesa Civil realiza campanhas pontuais para minimizar o sofrimento de pessoas que perderam tudo, ou quase tudo, em incêndios. Porém, sabemos que existem centenas de famílias em situação de vulnerabilidade e que, não necessariamente, são alvos dessas campanhas específicas. Pensando nisso e confiando na generosidade de nossa gente, decidimos transformar a nossa van em um ponto itinerante para a doação e também para a arrecadação de donativos”, explicou Christiane Ferreira.

A princípio, a van da Defesa Civil de Belém irá arrecadar e distribuir donativos uma vez por mês. Porém, a periodicidade da campanha pode mudar de acordo com a quantidade de doações arrecadadas em cada uma das edições nos bairros. O bairro selecionado sempre será previamente divulgado para que as pessoas que querem e podem doar tenham tempo para separar os donativos.

“Nosso objetivo é receber e entregar doações em todos os bairros de Belém, mas para que isso seja possível, é fundamental que tenhamos o apoio da sociedade, doando o que puder e pegando apenas o que precisar”, disse Christiane. Ela disse ainda que “iniciamos a campanha com os donativos que recebemos em nossa sede, mas sabemos que nem todos podem se deslocar até nós”.

Como doar – Podem ser doados alimentos não perecíveis, roupas, calçados, brinquedos, artigos de higiene pessoal, móveis e eletrodomésticos em bom estado de conservação e de uso. A Comissão de Defesa Civil de Belém não recebe doações em dinheiro e material de construção.

As doações podem ser feitas de segunda à sexta-feira, de 8h às 14h, na sede da Defesa Civil de Belém, localizada na avenida Pedro Miranda, esquina com travessa Pirajá ou em um dos bairros onde a van da solidariedade esteja estacionada. A Defesa Civil de Belém também busca doações em dias e horários previamente agendados pelo telefone (91) 98439-0646.

Veja também