Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Icoaraci terá mapa de áreas de risco de inundação e alagamentos

• Atualizado há 3 anos ago

O mapa das áreas sujeitas à inundação e alagamento no distrito de Icoaraci começou a ser atualizado na manhã desta quarta-feira, 23. O trabalho é feito pela Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM) e Comissão de Defesa Civil de Belém com o apoio da Agência Distrital. 

“Iniciamos o trabalho revisitando os pontos que haviam sido mapeados em 2012 e 2016 e verificando se houve aumento da áreas de alagamento”, explica o Gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, Homero Melo Junior. Além de atualizar as informações do antigo mapa, que contempla apenas a área do Paracuri, o levantamento atual irá abranger todos os distritos as 39 ilhas que formam Belém, um trabalho inédito.

“Por ser um trabalho extenso, estamos realizando o mapeamento do distrito concomitantemente ao da ilha do Combu. Priorizamos Icoaraci considerando que o nosso maior desastre este ano foi a enchente e alagamento que atingiu cerca de 200 famílias residentes no distrito”, explica a presidente da Comissão de Defesa Civil de Belém, Christiane Ferreira.

Todo o trabalho foi acompanhado por representantes da Agência Distrital de Icoaraci, entre eles o cientista ambiental, Lucas Branches. “Este trabalho é muito importante para subsidiar a tomada de decisão pela prefeitura de Belém. A partir deste levantamento os projetos para área serão mais eficazes e trarão maiores benefícios para os moradores desta região. 

Na próxima sexta-feira, 25, Defesa Civil de Belém, CPRM e Agência Distrital estarão novamente no distrito para dar continuidade ao trabalho que foi acompanhado também pela assistente social da Defesa Civil, Cristina Santos.

Veja também