Defesa Civil alerta para aumento do volume de chuvas nos próximos dias

Belém entrou em alerta meteorológico grau laranja às 10h desta terça-feira, 22. A cor indica que as chuvas previstas para a região são perigosas e podem causar inundações e alagamentos. O alerta, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e propagado pela Prefeitura de Belém, por meio da Comissão de Defesa Civil Municipal, tem validade até às 10h de quarta-feira, 23 de março. Os alertas meteorológicos são divulgados nas redes sociais da Defesa Civil de Belém sempre que emitidos pelo Inmet.

Para os próximos dias estão previstas pancadas de chuva e trovoadas isoladas, na capital paraense. A tendência meteorológica para o período compreendido entre os dias 14 e 21 de março, produzida pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) foi divulgada nesta segunda-feira, 21. De acordo com a análise do Cenad, ao longo da semana os volumes de chuva devem ser expressivos em algumas localidades, podendo superar a média histórica para este período.

A Comissão de Defesa Civil de Belém orienta a pedestres e condutores que, durante a chuva, não se abriguem ou estacione veículos nas proximidades de árvores ou placas de propaganda, pois há risco de queda durante rajadas de vento. O ideal é desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de emergência, deve-se ligar para o Centro Integrado de Operações (Ciop) por meio do 190.

Marés
A tábua de marés é produzida pela Marinha do Brasil e, diariamente, divulgada pela Defesa Civil de Belém, em suas redes sociais.
É importante ressaltar que a preamar indicada pode ser ainda maior caso ocorra a coincidência de seu pico com a incidência de chuvas na região. Não há, porém, como informar se o horário da chuva irá coincidir com o da maré alta.