Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Defesa Civil de Belém acompanha início da Operação Inverno

• Atualizado há 3 anos ago

A Comissão de Defesa Civil de Belém acompanhou na manhã desta quinta-feira, 11, o início das ações da Operação Inverno, promovida pela Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). O objetivo é evitar alagamentos durante as chuvas do inverno amazônico, começando por um dos pontos críticos mais conhecidos, no bairro da Pedreira. Este ano, apenas na Pedreira, a Defesa Civil de Belém contabiliza 218 atendimentos. Foram pedidos de vistoria técnica em imóveis impactados por alagamentos, inundações, rachaduras, entre outros.

Christiane Ferreira, presidente da Defesa Civil de Belém, explica que a limpeza dos canais garante mais segurança aos belenenses. “Atuamos não só preventivamente, mas também, ostensivamente em situações de alagamentos e inundações. Esse trabalho aqui é de extrema importância para minorar os riscos dessas famílias e transeuntes dessas áreas. Então nós, mapeamos essas áreas, subsidiamos as secretarias, e acompanhamos os trabalhos, pois uma cidade limpa e planejada evita transtornos à população”, finaliza.

A Operação Inverno seguirá até fevereiro de 2022 e conta com 800 homens da Sesan fazendo serviços de dragagem mecânica e limpeza manual, utilizando seis maquinários de dragagem. Pela primeira vez, Belém recebe, em menos de um ano, a  Operação Inverno. Em meados de janeiro de 2021, assim que assumiu a gestão, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, deu início à limpeza emergencial com a Operação Inverno, agregada ao Programa Belém Bem Cuidada.    

De acordo com dados do Departamento de Resíduos Sólidos da Sesan, de janeiro a maio, foram recolhidos 834.118m² via limpeza manual e 39.728m³ via dragagem mecânica. Além de 98 mil toneladas de lixo domiciliar e 56 mil toneladas de entulhos.

Veja também