Defesa Civil de Belém atendeu 140 emergências registradas via 190

Acionada pelo Centro Integrado de Operações (Ciop), a Comissão de Defesa Civil de Belém realizou vistorias em dois imóveis localizados no bairro da Terra Firme, na manhã desta sexta-feira, 21, ambos apresentavam problemas estruturais e seus proprietários temiam pelo risco de desabamento, em uma delas parte do piso cedeu, mas não feriu nenhum de seus moradores. De 1° de janeiro de 2021 a 20 de janeiro deste ano, a Defesa Civil Municipal realizou 140 vistorias em decorrência de emergências registradas via 190.

O relatório da vistoria técnica realizada pela Defesa Civil é entregue aos proprietários do imóvel. O documento é um dos requisitos para a inscrição em programas de assistência social mantidos pela prefeitura de Belém, por meio da Funpapa, e pelo Governo do Pará, por meio da Cohab. A Defesa Civil verifica os riscos existentes, mas não realiza a obra.

Todo cidadão que verificar uma situação de risco, seja ele humano ou material em seu imóvel pode solicitar uma vistoria. O serviço é gratuito e pode ser feito pelo site: defesacivil.belem.pa.gov.br/vistorias ou presencialmente no primeiro andar da Aldeia Cabana, localizada na avenida Pedro Miranda s/n, no bairro da Pedreira.

Situações – Não são todos os chamados recebidos pelo Ciop que são repassados para a Defesa Civil, porém a lista de situações nas quais a Defesa Civil deve ser acionada é extensa e possui itens como incêndio, explosão, inundação, desabamento e tempestade.

Entre os chamados oriundos do Ciop que ganharam maior visibilidade pública estão a ocorrência de um incêndio que atingiu 15 casas na Vila Goiabeira, no bairro da Cremação; o vendaval que impactou 58 residências no Tapanã e na Pratinha e a comunicação do desabamento de uma laje, em que houve uma morte, dentro de uma residência, no bairro da Terra Firme.