Doe o que puder. Pegue o que precisar. Esta é a proposta da campanha que a Comissão de Defesa Civil de Belém lançará na próxima sexta-feira, 1 de outubro, a partir das 8 horas, na avenida Pedro Miranda. Além de promover a arrecadação e a entrega de donativos, a campanha trará também uma novidade: Pela primeira vez, o local para o recebimento e distribuição de doações será volante. O objetivo é visitar todos os bairros de Belém e assim facilitar o fluxo da solidariedade tanto para quem quer doar como para quem precisa receber.
“A Defesa Civil realiza campanhas pontuais para minimizar o sofrimento de pessoas que perderam tudo ou quase tudo que construíram em incêndios, porém sabemos que existem centenas de famílias em situação de vulnerabilidade e que não necessariamente são alvos dessas campanhas específicas. Pensando nisso e confiando na generosidade de nossa gente, decidimos transformar a nossa van em um ponto itinerante para a doação e também para a arrecadação de donativos, como roupas, brinquedos, alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal”, explica a presidente da Defesa Civil, Christiane Ferreira.
O lançamento da campanha ocorrerá na Aldeia Cabana durante a ação alusiva ao dia do idoso, promovida pela Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos (Secdh) e, por esta razão, serão disponibilizadas para doação apenas roupas e sapatos para adultos, além de material de higiene pessoal e roupas de cama. Porém, quem puder e quiser entregar outros tipos de donativos, como brinquedos, artigos infantis e alimentos poderá se dirigir ao ponto de arrecadação na avenida Pedro Miranda de 8h às 14h, nesta sexta-feira.
A princípio, a van da Defesa Civil de Belém irá arrecadar e distribuir donativos uma vez por mês, porém a periodicidade da campanha pode mudar de acordo com a quantidade de doações arrecadadas em cada uma das edições nos bairros.
“Nosso objetivo é receber e entregar doações em todos os bairros de Belém, mas para que isso seja possível, é fundamental que tenhamos o apoio da sociedade, doando o que puder e pegando apenas o que precisar. Iniciamos a campanha com os donativos que recebemos em nossa sede, mas sabemos que nem todos podem se deslocar até nós e por isso acreditamos que a partir de agora o volume de doações irá aumentar e mais famílias serão agraciadas e contaminadas pelo vírus da solidariedade”, conclui a presidente.
O QUE DOAR
Podem ser doados alimentos não perecíveis, roupas, calçados, brinquedos, artigos de higiene pessoal, móveis e eletrodomésticos em bom estado de conservação e de uso. A Comissão de Defesa Civil de Belém não recebe doações em dinheiro e material de construção.
ONDE DOAR
As doações podem ser feitas de segunda à sexta-feira, de 8h às 14h, na sede da Defesa Civil de Belém, localizada na avenida Pedro Miranda esquina com travessa Pirajá ou em um dos bairros onde a van da solidariedade esteja estacionada. A Defesa Civil de Belém também busca doações em dias e horários previamente agendados pelo telefone (91) 98439-0646