Doe o que puder. Pegue o que precisar. A proposta é simples, mas fez diferença na vida do autônomo Raimundo Sérgio, uma das dezenas de pessoas beneficiadas pela campanha de doação lançada nesta sexta-feira, 1, pela Comissão de Defesa Civil de Belém.
“Eu estava precisando de uma roupa boa para me apresentar nos trabalhos. Até conseguir um emprego fixo novamente, vai ser difícil comprar roupa pra mim”, contou Raimundo.
Além de beneficiar quem precisa receber, a campanha ajuda os que querem doar. “Eu vi na televisão que a Defesa Civil estava recebendo doações e lembrei de umas roupas que já tinha separado em casa, mas não sabia para quem dar”, relatou a dona de casa, Telma Costa.
Durante toda a manhã e parte da tarde, a equipe da Defesa Civil de Belém recebeu e distribuiu donativos, a maior parte deles roupas e artigos para casa. Movimentação esperada e festejada pela presidente da Defesa Civil de Belém, Christiane Ferreira.
“Além de estimular a solidariedade e ajudar quem está precisando de forma imediata, a campanha tem o objetivo de incentivar a circulação de mercadoria e evitar o descarte inadequado de móveis e utensílios que muitas vezes são abandonados em vias públicas ou jogados nos canais, o que a médio e longo prazo traz prejuízo para toda a comunidade”, pontuou a presidente.
A princípio, a van da Defesa Civil de Belém irá arrecadar e distribuir donativos uma vez por mês, porém a periodicidade da campanha pode mudar de acordo com a quantidade de doações arrecadadas em cada uma das edições nos bairros.
“Nosso objetivo é receber e entregar doações em todos os bairros de Belém, mas para que isso seja possível, é fundamental que tenhamos o apoio da sociedade, doando o que puder e pegando apenas o que precisar. Iniciamos a campanha com os donativos que recebemos em nossa sede, mas sabemos que nem todos podem se deslocar até nós. Por isso, acreditamos que a partir de agora o volume de doações irá aumentar e mais famílias serão agraciadas e contaminadas pela solidariedade”, concluiu Christiane Ferreira.
Saiba o que doar
Podem ser doados alimentos não perecíveis, roupas, calçados, brinquedos, artigos de higiene pessoal, móveis e eletrodomésticos em bom estado de conservação e de uso. A Comissão de Defesa Civil de Belém não recebe doações em dinheiro e material de construção.
Saiba onde doar
As doações podem ser feitas de segunda à sexta-feira, de 8h às 14h, na sede da Defesa Civil de Belém, localizada na avenida Pedro Miranda, esquina com travessa Pirajá ou em um dos bairros onde a van da solidariedade esteja estacionada. A Defesa Civil de Belém também busca doações em dias e horários previamente agendados pelo telefone (91) 98439-0646