A prefeitura de Belém, por meio da Comissão de Defesa Civil de Belém e da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), retornou na manhã deste sábado, 11, à vila Santos, no bairro do Jurunas, onde um incêndio ocorrido no final da tarde da última sexta-feira, 10, destruiu completamente duas casas e atingiu parcialmente outra, ainda em construção. As três famílias impactadas pelo fogo receberam cestas básicas da Defesa Civil municipal e foram cadastradas no programa de assistência social da Funpapa.
Também durante a manhã, a Defesa Civil realizou a vistoria técnica nos três imóveis atingidos pelas chamas. O relatório da vistoria é um dos requisitos para que as famílias recebam os benefícios mantidos pela Prefeitura de Belém e pelo Governo do Pará, como o auxílio-luguel e o Sua Casa, concedidos pela Funpapa e pela Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), respectivamente.
É o auxílio oferecido pela prefeitura que sustenta a esperança por dias melhores da aposentada Flávia Lúcia, 69 anos, dona da casa onde o fogo começou. “Eu morava há 40 anos aqui. Minha filha e meus netos também. Graças a Deus não tinha nenhuma criança em casa quando o fogo começou. Foi tudo muito rápido. Perdemos tudo. Todos meus documentos. Até meu cartão pra receber a aposentadoria. Eu nem sei como seria, se não tivessemos o apoio de vocês”, declarou.
Na casa de Flávia Lúcia moravam outras nove pessoas, entre elas quatro crianças. Na casa ao lado, também completamente destruída pelo fogo, morava Suane Amaral e suas filhas de 15 e 10 anos. Ninguém se feriu durante o incêndio, mas nada material pôde ser salvo. A terceira casa atingida ainda estava sendo construída. A proprietária, Elisângela Silva, teme agora não conseguir refazer a construção. “Todo o dinheiro foi investido na obra. Moro em uma casa alugada com minha família e não sei como conseguiremos recomeçar a construir nossa casa própria”, lamenta.
Campanha de doação – Para ajudar as famílias atingidas pelo fogo, a Comissão de Defesa Civil de Belém deu início a uma campanha de arrecadação de donativos. Podem ser doados alimentos não perecíveis, roupas, calçados, brinquedos, móveis e eletrodomésticos, em bom estado de conservação e em funcionamento. As doações podem ser feitas na sede da Defesa Civil localizada no segundo andar da Aldeia Cabana, na avenida Pedro Miranda, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 98439-0646.
Texto: Aycha Nunes