Gabinete de Gestão Integrada planeja estratégias de combate à poluição sonora na capital

Os integrantes da Câmara Técnica de Prevenção do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM) do município de Belém se reuniram nesta terça-feira, 17, para dar prosseguimento à elaboração de ações estratégicas de combate à perturbação de sossego e poluição sonora na capital.

A reunião ocorreu na sede da Guarda Municipal de Belém e, durante o encontro, secretários, diretores e os demais presentes afirmaram em unanimidade que a situação da poluição sonora na capital está se agravando com o desrespeito constante por partes de estabelecimentos, sons automotivos, carros de publicidade e, em especial, os conflitos de poluição sonora e perturbação de sossego entre vizinhos.

Poluição sonora lidera denúncias

Os dados apresentados pelo diretor do Centro Integrado de Operações (Ciop), coronel Francisco Nóbrega, apontam que 47% das denúncias recebidas em 2022 são referentes à poluição sonora e perturbação do sossego.

O diretor do Ciop complementou que as ações de combate contra esse crime são feitas quase que diariamente. Contudo, a problemática maior é o conflito entre os vizinhos, principalmente em condomínios e edifícios, onde a polícia não pode entrar sem autorização, o que dificulta o trabalho dos órgãos de fiscalização para coibirem a prática do crime ambiental.

Outra prática muito comum na cidade é a fiscalização ambiental chegar ao local, conversar com as pessoas denunciadas pela poluição sonora, eles então atendem e diminuem o volume do som ou desligam. Mas, assim que os agentes saem do local, as mesmas pessoas retornam com o som nas alturas, como ressaltou o coronel Nóbrega.

Estratégia

Uma forma de construir e investir em conscientização por meio de atividades educativas e de prevenção foi debatida na reunião. “Precisamos, além das operações de fiscalização em campo, construir campanhas educativas para todos os segmentos e dar publicidade na busca de entendimento sobre os malefícios que a poluição sonora pode causar ao meio ambiente e à saúde da população”, informa o inspetor-geral da Guarda Municipal de Belém, Joel Monteiro, que atua como secretário-executivo do GGIM.

Joel destaca a importância da mobilização integrada dos órgãos para enfrentar o problema. “A participação de todos nos leva à tomada de decisões eficientes e de interesse da população”, assegura.

Também participaram da reunião os gestores da Defesa Civil Municipal, Christiane Ferreira; Organização Pública, Rafael Braga; inspetor de Trânsito da Semob, Isaías Reis; agentes de Fiscalização da Semma; os delegados da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), Soranda Nascimento e Paulo Renato Lima; representantes do Comando e do Batalhão de Policiamento Ambiental e o subinspetor-geral da GMB, Sindeval Bitencourt.

Texto:
Thais Veiga