Está em uma situação de Emergência?

Laudo das vistorias técnicas em imóveis atingidos por explosão na Terra Firme será divulgado dia 25

• Atualizado há 5 meses ago

Chega a 138 o número de construções afetadas com a explosão ocorrida na Eletronorte na tarde da última terça-feira, 15, no bairro da Terra Firme. Nesta quinta-feira, 17. a Prefeitura de Belém, por meio da Comissão de Defesa Civil de Belém, realizou 65 vistorias técnicas em imóveis localizados na avenida Perimetral e passagem Belo Horizonte.

Ainda não é possível estimar o número total de imóveis impactados. Por esta razão, a entrega dos laudos aos proprietários deve ocorrer na próxima sexta-feira, 25. Amanhã, 18, os engenheiros da Defesa Civil de Belém darão continuidade ao serviço.

Empresas localizadas no interior do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, localizado a cerca de um quilômetro da Eletronorte, também sofreram o impacto da explosão, 15 empresas e dois laboratórios foram vistoriados nesta quinta-feira, 17, pela Defesa Civil Municipal.

Ao todo 20 empresas, incluindo a Fundação Guamá, e dois laboratórios da Universidade Federal do Pará (UFPa) foram atingidos. Eles tiveram, em sua maioria, vidros e janelas danificados. A gerente técnica do Laboratório de Óleos da Amazônia, Adriana Miranda, estava trabalhando na hora da explosão e conta o que sentiu naquele momento.

Impacto

“O estrondo foi tão grande que achei que a explosão tivesse sido aqui dentro. Cinco de nossas salas tiveram janelas quebradas. Em algumas, o vidro não quebrou, mas a esquadria está solta”, detalha.

Rodrigo Quites Reis, diretor-presidente da Fundação Guamá, organização gestora do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, explica a importância do serviço prestado pela Prefeitura de Belém.

“Estamos fazendo reparos nas áreas comuns, como a substituição de vidros que foram atingidos com a explosão, entretanto, há uma série de demandas das empresas residentes e laboratórios atingidos. O laudo gerado por essa vistoria é importante para que nós, Fundação Guamá, e entidades responsáveis pelos empreendimentos aqui instalados, que foram danificados, possamos requisitar junto à Eletronorte o ressarcimento das despesas que estamos tendo”, explica Rodrigo Quites Reis, diretor-presidente da Fundação Guamá, organização gestora do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá,.

A presidente da Comissão de Defesa Civil de Belém, Christiane Ferreira, acompanhou as vistorias no PCT-Guamá. “Iniciamos hoje o trabalho, porém por serem mais de vinte empresas, as vistorias serão concluídas amanhã e entregaremos os laudos na próxima semana”, concluiu.