Está em uma situação de Emergência?

Belém: 30/09/2021

Prefeitura de Belém auxilia no resgate das vítimas do naufrágio próximo à ilha de Cotijuba

• Atualizado há 2 meses ago

Sobre o naufrágio ocorrido próximo à ilha de Cotijuba, distrito de Belém, com uma lancha que, segundo informações iniciais, vinha da ilha do Marajó, a Prefeitura de Belém auxilia no resgate das vítimas do naufrágio próximo à ilha de Cotijuba junto ao aos órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado.

Logo que soube do naufrágio, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, adiou parte da agenda de compromissos e se deslocou para Cotijuba. A Prefeitura está atuando por meio de ações da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Fundação Escola Bosque (Funbosque), Guarda Municipal e Comissão de Defesa Civil. Estes dois últimos integram a Sala de Situação montada pelo Sistema de Segurança Pública do Estado, após o naufrágio ocorrido na manhã desta quinta-feira, 8.

A Defesa Civil promove a integração com entidades públicas e privadas e com órgãos estaduais, regionais e federais. E, assim que recebeu a informação do incidente, entrou em contato com a Fundação Papa João XXIII (Funpapa), responsável pela assistência social do município, e com o Samu para somar esforços no atendimento à ocorrência.

Além disso, uma equipe da Defesa Civil de Belém permanece na base do Grupamento Fluvial (Gflu), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública, para onde os corpos das vítimas estão sendo levados.

Funpapa – Assim que a Funpapa foi acionada pela Defesa Civil de Belém, direcionou sua equipe técnica para dar o apoio psicossocial às famílias das vítimas do naufrágio.

As famílias também receberão todo o suporte necessário para a realização do funeral e sepultamento, com todos os trâmites sendo realizados com celeridade, em regime de prioridade pelo Serviço de Proteção em Situação de Calamidade Pública e de Emergência (Sicape), administrado pela Funpapa.

Guarda – A Guarda Municipal de Belém está também atuando nas ações de apoio integrando à Sala de Situação. Além disso, o trapiche de Icoaraci recebeu reforço com a presença de guardas municipais para auxiliar no ordenamento de fluxo e evitar tumultos.

Sesma – A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) conta com o Serviço Atendimento Móvel Urgência (Samu) na área, por meio da ambulancha e das ambulâncias, ajudando no resgate das vítimas do acidente.

As vítimas estão sendo direcionadas para a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Cotijuba, para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci e para a UBS Marambaia. A Sesma ainda não tem informações sobre a quantidade de vítimas deste acidente.

Funbosque – A Prefeitura está dando todo apoio também pela Fundação Escola Bosque (Funbosque), que disponibilizou a Unidade Pedagógica da Faveira, em Cotijuba, para ponto de apoio às vítimas do cidente. A Funbosque também colocou à disposição das famílias um ônibus e uma embarcação.

Adic – A Agência Distrital de Outeiro (Arout) informa que, assim que obteve informações iniciais sobre o caso, acionou as autoridades competentes como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Grupamento Fluvial, todos do Governo do Estado. E está acompanhando para colaborar com o que for preciso.

Publicado originalmente em: https://agenciabelem.com.br/Noticia/227662/prefeitura-de-belem-auxilia-no-resgate-das-vitimas-do-naufragio-proximo-a-ilha-de-cotijuba

Veja também