Voluntários participam da última reunião antes do Círio de Nazaré

Os voluntários que atuarão durante as principais procissões do Círio de Nazaré deste ano reuniram-se com os coordenadores da Defesa Civil de Belém, no final da tarde desta quarta-feira, 5, no auditório do Centur. Foi o último encontro entre voluntários e coordenadores antes da festa feligiosa.

A Prefeitura de Belém, por meio da Comissão de Defesa Civil Municipal, é a responsável pela atuação das organizações e pessoas físicas que trabalharão de forma voluntária durante as procissões do Círio de Nazaré 2022. A estimativa é que 3 mil voluntários atuem nas romarias do Círio.

A Defesa Civil de Belém também é a coordenadora direta de cerca de 1.5 mil voluntários que se cadastraram junto ao órgão. Eles receberam treinamento específico e atuarão como socorristas nas procissões de sábado,8 e de domingo,9.

As vítimas identificadas pelos voluntários serão transportadas até um dos oito postos de atendimento médico, montados em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), onde receberão atendimento especializado.

Uniforme identificará os voluntários da defesa civil

Além de conhecer os coordenadores, durante o encontro os voluntários tiveram oportunidade de tirar dúvidas sobre as atividades que serão desenvolvidas no sábado e no domingo e voltaram pra casa levando a camisa laranja da Defesa Civil que ajudará a identificação dos grupos em meio à multidão.

“Eu não vejo a hora de vestir a camisa e partir pra ação. Só de usar agora já dá uma emoção diferente”, confessa Márcia Fontel, estudante de curso técnico de enfermagem e que trabalhará como voluntária no Círio de Nazaré pela primeira vez este ano.